Como fazer um kit de maquiagem básico

Já vi vários posts por aí com este tema. Alguns assustam-me um bocado, porque de básico não tem muito. Outros, eu até acho que tem alguns produtos bem válidos. Mas como eu realmente sou bem básica, vou partilhar a minha opinião sobre como fazer um kit de maquiagem básico.

Vamos por partes!😉

Rosto

*Base, seja ela qual textura for – líquida, em pó, cremosa, mouse…mas que seja no tom certo da pele.

*Corretivo – idem. Na verdade, eu sou bem preguiçosa para colocar corretivo – e não, não é porque tenho uma pele excelente, embora não me possa queixar – por isso até que deixaria este item de fora.

*Pó compacto ou solto – em especial para peles olesosas acho que pode ser útil para matificar um pouco e fazer a make durar.

*Blush – Penso que o ideal será ter um duo, porque oferece mais do que uma opção, ou seja, permite variedade, e acaba por ser apenas um só produto. Mas mesmo básica, então é escolher um blush em tom de pêssego, que eu acho que fica bem a toda a gente.

Tudo o que seja iluminadores, bronzers, kits de contorno e primers quer de rosto quer de olhos, acho muito supérfulo no ínicio.

Olhos

*Sombras neutras matte e com brilho. Neutras significa tons de castanho, taupe, cor de pele e por aí. Acho que um quarteto funciona perfeitamente. Para quem é amiga das ousadias, basta ter mais duas ou três sombras de cor mais forte: rosa, azul e verde, ou as cores preferidas. Ou seja, com 7 sombras já se pode fazer muita coisa.

*Sobrancelhas: se no quarteto anterior de cores neutras estiver uma cor matte próxima a cor do cabelo, não é preciso mais nada, pode usar-se sombra de olhos sem problemas.

*Lápis: acho que um preto ou um castanho chega, não é preciso mais nada. Nude e branco dá jeito mas não é absolutamente essencial.

*Rimmel: basta um, que tenha o efeito pretendido. Nos dias de party, é só aplicar umas 20 camadas extra e dá logo outro destaque.

Lábios

*Acho importante ter 3 cores de batom: um rosinha, um nude e um coral. Para quem é mais corajosa, um vermelho fica sempre bem na coleção😉 Quem prefere gloss, o esquema de cores é o mesmo.

*Lápis de lábios não acho assim tão importante no ínico, em especial de o batom já tiver boa duração.

Unhas

*Cores de vernizes…à semelhança dos batons: um tom rosa, um tom nude e um tom coral. Vermelho para quem gosta. E para quem é com eu, convém ter uma cor mais “esquisita” para dias de maior originalidade.

*Base coats e top coats não é muito comigo. Não acredito assim tanto no poder desses coats, mas nada contra. Eu não compraria.

Pinceis

Pinceis-Esponjinhas para aplicar sombras (em especial se elas forem menos pigmentadas fará diferença), um pincel de sombra normal e um pincel kabouki. O kaboubki quase não é falado, mas no ínicio eu só tinha um kabouki para aplicar pó, blush e produtos do tipo. E funcionou perfeitamente!

Portanto, vamos lá fazer as contas. Produtos necessarios: rosto 4 + olhos 4 (digamos 2 quartetos+lapis+rimmel) + labios 4 + unhas 4 + pinceis 8 (4 esponinhas, 2 sombra normal e 2 kabouki para ter um preparado quando os outros estiverem a secar.) = 24 produtos.

Agora exemplos de quanto custa é relativo. Por exemplo:

p2

 base 5 + corretivo 3.50 + pó compacto 4 + blush 4 + dois quartetos 8 + lápis de olhos 2.50 + rimmel 4  + quatro batons 12 + quatro vernizes 10 + pack esponjinhas 1.50 + dois pinceis sombra 4 + kabouki 4 = 62, 50 euros.

Manhattan

(mesma sequência de produtos)

10 + 7.50 + 6 + 6 + 12 + 3 + 6 + 20 + 16 + 1.50 + 4 + 4 = 96 euros

Art Deco

*esta marca tem um sistema de refill ou seja podemos comprar o produto com a embalagem e quando o produto acaba, a embalagem está preparada para receber outro refill, outro produto. A própria embalagem tem também um preço, que NÃO é levado em conta na simulação abaixo.

25 + 15 + 12 + 10 + 44 + 7 + 15 + 60 + 40 + 8 +12 + 25 = 273 euros*

Como dá para perceber, um kit pode ter valores bem diferentes e  melhor é mesmo combinar produtos que ofereçam a melhor qualidade por um preço justo.

No meu caso, eu com certeza compraria o seguinte:

Base arte deco, corretor manhattan, pó e blush p2, sombras manhattan (em especial as neutras), lapis e rimmel p2, batons manhattan (no caso do gloss recomendaria a art deco), verniz manhattan, e os pinceis mais baratos. ou seja: 25 + 7.50 + 4 + 4 + 12 + 2.50 + 4 + 20 + 16 + 1.50 + 4 + 4 = 104, 05 euros.

E vocês, que produtos e marcas compraram ou pensam comprar para o vosso kit de maquiagem básico?

**Pat**

4 thoughts on “Como fazer um kit de maquiagem básico

  1. Adorei as dicas!!! Sempre gostei de maquiagem, mas nunca tive tempo suficuente para pesquisar e treinar…
    Me mudei faz um mês para a Alemanha (também) e já que vou ter um tempo livre, vou partir para me desenvolver na maquiagem….
    Obrigada pela dica, estou adorando o blog!!!

  2. Pingback: Lip Cream Manhattan – entre o batom e o gloss | Menina Pretty

  3. Pingback: Zoeva.de – parte II | Menina Pretty

Leave a Reply

